Qual é o seu tipo de pele ?

 

 Olá, como vão? Antes de responder a essa pergunta, é importante falarmos um pouquinho da pele normal , sob a perspectiva da beleza uma pele normal é uma forma simples de dizer que é uma pele sem manchas e resistente quando exposta ao sol, vento ou mar , ou seja é uma pele macia, suave com um leve brilho  e não propensa a erupções.

Fatores hereditários podem ser fundamentais nessa avaliação do tipo de pele, muitas vezes, pode se utilizar um histórico familiar , por exemplo : se sua mãe tinha pele clara e era suscetível a queimaduras do sol ou ainda se sua mãe tinha pele escura porém apresentava um brilho intenso mesmo depois da limpeza diurna , esses são dados importantes para  você poder avaliar seu tipo de pele.

É fundamental entender que nem sempre a hereditariedade pode definir seu tipo de pele, outros fatores como:  a alimentação , períodos de turbulência hormonal (puberdade, gravidez e menopausa) podem alterar seu tipo de pele através dos anos. A pele é dinâmica , ela é um espelho do que acontece de dentro para fora em nosso organismo, ás vezes você pensa que tem uma pele sensível , mas na verdade você pode estar reagindo a uma alimentação não adequada  ou estar apresentando alguma reação negativa a algum produto de higiene pessoal.

Então, de maneira bem simples,  vamos ver qual é o tipo de sua pele?

Se sua pele está seca e foi sempre seca, provavelmente você tem uma “pele seca” pois não houve  alterações da sua pele ao longo de grandes  períodos da sua vida, agora imagine que sua pele está seca , mas ela nunca foi seca, esta manifestando secura por alguns meses, sua pele não pode ser considerada uma pele seca  e sim uma “pele desidratada”.

Agora se sua pele não está seca mas costuma brilhar ( aspecto gorduroso) depois de uma hora da limpeza diurna,  poderemos deduzir que você tem uma pele oleosa, outra possibilidade é,  se sua pele não está seca , mas após o meio dia ela começa a brilhar principalmente na zona T ( testa e nariz), talvez você se encaixe em uma “pele mista “ e por fim o tipo de pele mais desejada por todas nós, a famosa “ pele normal” que nunca está seca e tem leve brilho suave durante o dia.

Estamos aqui descrendo dicas breves de classificação de tipos de pele, mas o ideal é que você consulte seu dermatologista para que ele juntamente com você possa identificar realmente qual é o seu tipo de pele? e lembre-se que ao longo dos anos estamos em constantes mudanças , o mais importante é saber conviver consigo , tendo uma qualidade de vida saudável , não se  esqueça que a pele é o maior órgão da nosso corpo, portanto fique de olho nela.

Até a próxima!

Inês Martins.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *