Oliveira e suas propriedades do bem

Olá Pessoal , tudo bem? Começamos 2018 falando das oliveiras.

A oliveira é uma árvore que representa vida e esperança. Foi um ramo de oliveira que, no dilúvio o pombo trouxe à Noé para dizer que a água já teria baixado. Seu nome científico é Olea europaea L. Esta árvore é nativa do leste do mar mediterrâneo e dela obtemos o azeite e a azeitona.

O que faz das oliveiras ter tantas propriedades especiais como:  ação antialérgica, anti-inflamatória e antioxidante.

É também hipotensor, febrífugo, espasmódico, diurético, hipoglicemiante. As principais fontes dos benefícios da oliveira são tiradas das suas :  folhas, da azeitona e de seu derivado o azeite (óleo).

As folhas da oliveira: Devido a sua ação antioxidante, o uso das folhas é capaz de aumentar imunidade, melhora o estresse e a fadiga. Tem uma alta concentração de fibras e por isso minimiza os problemas como a prisão de ventre. A sua propriedade antioxidante também ajuda o metabolismo a queimar gordura, contribuindo para o emagrecimento, caso você não saiba as folhas de oliveira possuem 3x mais minerais como: cobre, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco, se comparado ao chá verde.

A Azeitona  é o fruto da oliveira, mundialmente utilizado na culinária como ingredientes para diversos pratos. A Oliva como também é conhecido ajuda na saúde ocular e prevenção do câncer. Seu consumo ajuda principalmente quem deseja prevenir as doenças do coração, pois o ácido graxo presente colabora para o aumento do bom colesterol.

O azeite de oliva é basicamente o óleo obtido diretamente da azeitona (ou suco oleoso da fruta), sem o uso de solventes na extração, que passa por um minucioso e complexo processo até dar origem ao produto final, que jamais terá um sabor único, uma vez que cada tipo de azeitona vai produzir um azeite diferente, podendo ser mais ou menos amargo, adocicado, picante, suave e etc.

E no mundo cosmético aonde entra o óleo (azeite de oliva) para quem não sabe,  as mulheres egípcias já se beneficiavam dos efeitos do azeite de oliva para os cuidados com a pele, e desde então surgiu o primeiro sabonete, misturando azeites, essências e cinzas. Já os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade.

Abaixo algumas maneiras de utilizar  no seu dia a dia:

Ação anti-rugas – Umedeça as pontas dos dedos indicador e médio em azeite de oliva virgem e delicadamente massageie o rosto, fazendo movimentos regulares de baixo para cima e de dentro para fora. Em seguida, lave o rosto. Repita esse procedimento uma vez por semana.

Ação esfoliante – Misture uma colher de sopa de açúcar cristal com algumas gotas de azeite de oliva, de modo que o açúcar se torne uma pasta. Esfregue suavemente o queixo, as laterais do nariz e a testa. Em seguida, lave o rosto.

Ação recuperadora dos fios de cabelos desidratados – Antes de dormir, coloque algumas gotas de azeite de oliva na palma da mão e aplique nas pontas ressecadas. Lave os cabelos normalmente no dia seguinte.

Ação para fortalecer unhas fracas e quebradiças –Mergulhe as unhas em azeite de oliva morno, deixe agir por alguns minutos e massageie delicadamente cada unha.

Ação fortalecedora de cabelos fracos –Misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Aplique essa mistura nos cabelos, massageie e coloque uma touca térmica, deixando agir por 20 minutos. Lave os cabelos normalmente. Repita esse procedimento uma vez por semana.

Se as mulheres egípcias pudessem imaginar que sugeria no mundo moderno um derivado de oliva que pudessem agregar água e óleo, o qual chamamos de emulsionante  de maneira esplêndida e contribuindo com um sensorial magnífico. Nossa pessoal, que maravilha não é ?! Pois é estamos falando Olivas Mil quer saber mais dá uma olhadinha aqui! neste LINK

Um abraço e até o nosso próximo post!

Bye, Inês Martins

Visite a Engenharia das Essências

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *