Veja como evitar cinco erros no preparo da pele para a make.
1 – Não limpar a pele com produtos adequados
Todo mundo sabe que tirar a maquiagem antes de dormir é imprescindível. Porém, a importância de limpar a pele antes da produção não é tão conhecida quanto deveria. Segundo Fernando Lambert, colocar produtos em cima da pele suja pode favorecer o envelhecimento precoce. “Além disso, tende a prejudicar a duração da maquiagem, devido à falta de uniformidade, e causar desidratação”, completa.
2 – Não Hidratar a pele
Manter a hidratação da cútis traz benefícios para a sua saúde e também para a finalização da make: “ usar os produtos antes do creme hidratante não é legal , pois a pele irá absorver a hidratação que virá maquiagem . Se a base , por exemplo , não for hidratante , será um problema. Isso sem falar dos produtos em pó “
3 – Esquecer-se do protetor solar
Muitas mulheres acreditam que a maquiagem substitui o filtro solar, mas isso não é verdade. Se ela não tiver fator de proteção solar, é preciso aplicar um filtro depois de limpar e hidratar a pele. “A falta de proteção adequada contra os raios solares acelera o processo de envelhecimento cutâneo”, alerta Márcio. Uma alternativa mais prática é o uso de uma base que contenha filtro solar.
4 – Não usar primer
Também chamado de pré-base, a função do primer é deixar a pele pronta para a maquiagem. Ele hidrata e fecha os poros, tornando a região mais lisa e sem oleosidade. Isso é possível porque o produto cria uma espécie de filme protetor entre a cútis e a maquiagem, o que também garante mais durabilidade à produção e menos retoques ao longo do dia.
5 – Escolher a base errada
Segundo os maquiadores, a base e o corretivo devem ser exatamente da mesma cor da pele. Para fazer a seleção certa, é preciso realizar o teste na face. “Escolher a base usando o punho ou pescoço não dá certo, pois essas partes do corpo não são da mesma tonalidade do rosto”, ressalta Lambert. Além disso, vale a pena escolher a tonalidade levando em consideração se a cútis é seca ou oleosa.