Olá, bom dia! Hoje vamos falar um pouquinho sobre os girassóis (Helianthus annus) , são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foi domesticada por volta do ano 1000 a.C. Suas flores e folhas são utilizadas para cicatrizar feridas e machucados. Suas sementes produzem um óleo de cor clara com aroma delicado ideal para usar como base de massagem ou ainda como um óleo para misturas com óleos essenciais.
O alto teor de ácido graxo linoleico (ômega 6) e carotenóides torna o óleo de girassol poderoso para massagens no corpo conferindo nutrição, umectação e vitalidade à pele, por ser um óleo de absorção mais lenta faz com que ele seja utilizado nos tratamentos estéticos, relaxantes e os mais longos em spas. Uma peculiaridade deste óleo é a aplicação no cuidado com os pacientes de cama, para o proteção das escaras que se formam. Extremamente versátil e compatível com todos os tipos de pele , de preferência as menos oleosas é o tratamento ideal devido seu preço e benefício.
Devido apresentar quantidades superiores de Vitamina E em relação as quantidade presente na manteiga de karité e óleo de amêndoas , o óleo de girassol leva vantagem quando utilizado regularmente, prevenindo danos nas células da pele decorrentes da luz solar e os raios ultravioletas, previne também formação de cicatrizes, suaviza a aparência de rugas já existentes e, em geral, melhora a saúde e a aparência da pele. Outro destaque também é a presença das vitaminas D, C e A. Pesquisas demonstraram que esse perfil faz com que o óleo de girassol possa ser utilizado para proteger a pele dos recém-nascidos prematuros, cuja pele é mais susceptível a infecções.
Contém carotenóides forma de vitamina A encontrada nas plantas e betacaroteno sendo considerado um excelente óleo para limpar e hidratar a pele propensa a acne, a presença do betacatoreno ajuda a suavizar a aparência de erupções vermelhas e inflamadas e manchas e igualar o tom de pele.
Fica a dica de um óleo interessante para diversas aplicações!
Até Breve, Inês Martins