Dez cuidados fundamentais com os pés no inverno.

O inverno chegou e, junto com ele, a necessidade de cuidados especiais com o corpo. As baixas temperaturas agridem a pele, especialmente nas extremidades do corpo, como os pés e dedos. Segundo a pedóloga, Márcia Nogueira, responde as 10 principais dúvidas sobre a área nesta época do ano:

1 – Quais os principais cuidados com os pés nesta época do ano?
R: A hidratação diária é fundamental! Calçar sapatos confortáveis também é uma atitude preventiva muito importante, pois evitam o descolamento das unhas (onicólise), o encravamento das mesmas (onicocriptose) e a formação de calos e calosidades, que ocorrem como resultado da pressão constante dos calçados sobre estas áreas.

2 – Que atenção deve ser dada àscutículas?
R: As cutículas (eponíquio) protegem o local, onde se dá origem à unha, do ataque de microorganismos como os fungos, vírus e bactérias. Portanto, retirá-las profundamente é uma agressão. Remover apenas o excesso e hidratá-las, constantemente, as deixam saudáveis e com um bom aspecto. Você também pode aderir aos produtos que inibem o excesso de formação de pele nesta área. O mais difícil, a meu ver, é reeducar a cliente a não retirar a cutícula profundamente. Essa é nossa luta diária com clientes do sexo feminino.

3 – O uso do protetor solar nos pés também é necessário no inverno?

R: Inclusive no inverno, mesmo em dias nublados, o sol emite radiação. Há um grande índice de câncer de pele no dorso dos pés devido a falta de cuidado nesta área. O uso de Protetor solar nos pés, quando expostos, é obrigatório tanto no verão como no inverno!

4 – Quais os principais problemas que podem ocorrer pelo cuidado incorreto de unhas e pés?
R: As patologias mais comuns que acometem as unhas devido ao corte incorreto são a onicocriptose, que é a unha encravada, e a onicofose, que é aquele excesso de pele que se desenvolve embaixo da unha, devido à pressão na pele. O uso contínuo do esmalte também é um fator importante. Dá origem à leuconíquea, que são aquelas manchas brancas que ficam sobre as unhas. Isso ocorre porque, entre uma esmaltação e outra, é necessário dar um descanso para as unhas, para que elas arejem.
A onicofagia, que é o hábito de roer as unhas, também danifica sua formação, além de tornar o ambiente úmido, sujeito aos fungos e outros microrganismos. A infestação por fungos é muito comum nas unhas (onicomicose), pois se alimentam da queratina que as constituem.
Outra patologia muito comum nas donas de casa é a paquioníquea, que é a alergia a algum produto de limpeza mais a contaminação por bactérias e fungos. Executar as tarefas domésticas sempre com luvas de borracha e o uso tópico de um bactericida auxilia neste tratamento.

5 – Como os calos devem ser tratados?

R: Os calos são formados devido à pressão no local. A formação de hiperqueratose (engrossamento da pele) tem a intenção de proteger o local afetado. O calo só vai regredir e sumir se o agente mecânico for evitado. No caso, o calçado. Já no caso dos idosos, há formação de calos plantares devido à falta de gordura (coxins gordurosos), conseqüência da idade. Uma palmilha de conforto é bem vinda neste caso.

6 – Quais os hidratantes mais indicados para evitar o ressecamento dos pés no inverno?
R: Um creme de alta hidratação é indicado para esta estação. Indico aqueles que contêm aloe vera, com as propriedades umectante, antiinflamatória e revitalizante. Calêndula, com as propriedades emoliente, restauradora, cicatrizante e anti-séptica também é indicado. Este creme não deixa aquele aspecto gorduroso tão desagradável na pele.

7 – Você indicaria alguma receita caseira?
R: Existem várias receitas caseiras, mas eu não indico nenhuma. A dosagem correta de cada componente em uma fórmula é super importante e só o produto formulado por profissionais competentes devem ter o crédito do cliente.

8 – Os pés devem ser lixados? Com que freqüência?

R: Uma vez por mês é o suficiente. Lixá-los em demasia só fará com que a calosidade aumente, pois ela está lá para proteger a região. Se surgiu, teve algum motivo: aumento de peso, marcha incorreta e calçado inadequado podem ser uma das causas de seu aparecimento. Os pés, porém, devem ser HIDRATADOS, diariamente!

9 – Como evitar que micoses, fungos e frieiras surjam?
R: Os fungos e leveduras gostam de locais úmidos, escuros e quentes. Eles se alimentam de queratina, tanto das unhas como da pele. Para evitá-los, devemos tomar algumas medidas preventivas: usar meias de algodão, sapatos de couro (evitar os de plástico e alternar seu uso), enxugar bem entre os dedos (com toalhas separadas só para eles) e, se possível, secar os pés e unhas com secador após o banho. Banhos muito quentes propiciam o aparecimento de “frieiras”. Ao surgir alguma mancha nas unhas ou escamação nos pés, procure um podólogo para limpeza e orientações.

10 – Como evitar as rachaduras nos pés?
R: As rachaduras surgem nas calosidades devido à falta de elasticidade da pele, causada pelo ressecamento. O tempo seco, sandálias como as “rasteirinhas”, marcha inadequada, excesso de peso, problemas hormonais e até a quantidade de água que ingerimos contribuem para aumentar o ressecamento nas calosidades. A hidratação profunda diária é a melhor solução para estes casos. Devemos ficar atentos à causa dessa calosidade para evitar as rachaduras, pois estas são portas abertas para fungos, bactérias e vírus. Cicatrizá-las é a nossa maior preocupação.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *