Hidratação Cutânea

A pele, o maior órgão humano, tem papel importante na homeostase do corpo. Ela exerce ação protetora contra as agressões externas, as infecções, atuando na termorregulação, ao impedir as perdas hídricas e de eletrólitos.

A sua adequada função irá depender da integridade e grau de hidratação da epiderme, principalmente do estrato córneo que é a camada mais externa da pele e é composta por uma camada lipídica externa, formada pelas ceramidas, colesterol e ácidos graxos, e por proteínas insolúveis como a queratina.

É responsável pela adesão entre as células e limita as perdas hídricas para o meio externo. A água presente na camada córnea pode evaporar-se da superfície cutânea para a atmosfera (perda de água, transepidérmica), e esta varia com a temperatura ambiente, grau de hidratação, integridade da epiderme e presença do fator hidratação natural (composto por lipídios, triglicérides, ácidos graxos livre, ácido lático, uréia, eletrólitos, PCA, aminoácidos, açúcares e minerais).

Pele humana Fonte: Wikipedia
Pele humana Fonte: Wikipedia

A pele desidratada ou seca pode ocorrer por fatores ambientais, climáticos, distúrbios de queratinização, alterações metabólicas( hipotireoidismo), uso de medicamentos, desnutrição e envelhecimento. Entre suas manifestações clínicas estão a tendência a descamação e fissuras, diminuição da elasticidade e brilho, aspereza, envelhecimento precoce, irritação e prurido, diminuição da secreção sebácea e sudorípara e da proteção contra micro-organismo e agentes agressores.

Quanto menor o peso molecular e quanto mais lipofílico o hidrante, melhor é a sua absorção. Normalmente utilizamos veículos cremosos para peles muito secas, loções e cremes para as ressecadas e géis e loções oil free para as oleosas ou normais desidratadas.

>>> Os hidratantes podem ser:

>Oclusivos – formam uma espécie de filme na sua pele, impedindo que a epiderme perca água por meio da evaporação. Para ser oclusivo, esse hidratante terá em sua composição: óleos vegetais, lanolina, ceras vegetais, manteigas vegetais e ou óleo mineral. Esses hidratantes são pouco aceitos no verão pois como são muito oleosos, podem causar sensação de “pele melada” no calor. São encontrados também na forma bifásica ou trifásica.


>Umectantes – são os cremes na maioria das vezes. Eles formam um filme hidrofílico (que tem afinidade com a água) na pele. Esse filme retém tanto a água do seu corpo quanto também absorve água do meio externo. Certamente nos hidratantes umectantes poderemos ter em sua composição: glicerina, sorbitol, propanediol, propilenoglicol ou ativos atuando através de substâncias capazes de reter a água, ativamente (ureia, ácido lático, etc).

Devemos lembrar que a hidratação só será completa se ingerirmos muita água durante o dia. A hidratação é feita de dentro para fora (ingestão) e de fora para dentro (produto tópico). Uma atitude completa a outra, simples assim.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *