Frescor do Limão Siciliano…

Imagem ilustrativa ( fonte : Pinterest )

O frescor do limão siciliano ajuda a limpar a mente; favorece a clareza mental e a concentração, é ótimo para ser usado em dia muito agitado.

O óleo essencial de limão siciliano é originário da China. O limoeiro siciliano chegou à Europa no século XIII, passando pela Pérsia e pelo Oriente Médio.

Colombo levou as sementes para a América, onde hoje o limoeiro é objeto de extenso cultivo.

Tradicionalmente usado por marinheiros para combater o escorbuto em longas viagens marítimas.

Imagem Copyright acervo Engenharia das Essências

As características principais dos óleos essenciais são ser voláteis, autoconservantes, não emolientes, solúveis em álcool, não umectantes e não hidratantes, ter o aroma da planta e  baixa espalhabilidade e não conter ácidos graxos,.

Já o óleo essencial de limão siciliano é amarelo esverdeado e pouco espesso. E sua fragrância tem notas de topo limpas, frescas, leves e penetrantes, com notas de fundo cítricas e ligeiramente adocicadas.

Imagem ilustrativa ( fonte : Pinterest )

As suas propriedades terapêuticas são: adstringente, antiespasmódico, antirreumático, antisséptico, bactericida, carminativo, cicatrizante, depurativo, diaforético, febrífugo, hemostático, hipotensivo, inseticida, rubefaciente, tônico e vermífugo.

O óleo essencial de limão siciliano é útil de várias maneiras, suas propriedades hemostáticas ajudam a deter os sangramentos e se combinam ao efeito bactericida.

É desintoxicante e valioso nas massagens de drenagem linfática para ajudar a combater a celulite. O limão siciliano tonifica o sistema circulatório, limpa o sangue e também ajuda a reduzir as veias varicosas (varizes). Sua capacidade de combater a acidez o torna útil para aliviar estados reumáticos e artrite; no geral, o limão siciliano é refrescante e purificante. Uma dica para o uso do óleo essencial de limão siciliano é diluir ele em um óleo vegetal, “nunca usar puro na pele”, para realizar massagem no corpo.

Imagem Copyright acervo Engenharia das Essências

Importante: como ocorre com a maioria dos óleos cítricos, o óleo essencial de limão siciliano é fotossensível, portanto evitar exposição ao sol após o uso.

A obtenção do óleo essencial de limão siciliano é feita da prensagem a frio da casca dos frutos. E seu principal componente é o LIMONENO.

Imagem ilustrativa ( fonte : Pinterest )

Espero que tenha gostado de saber um pouco sobre o óleo essencial de limão siciliano.

Esperamos você em nossa loja virtual.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *